quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Entrevista com o fotógrafo Thiago Gouveia

Conheço Thiago dos fóruns de fotografia do facebook e acompanho o trabalho dele que é publicado em seu flickr e facebook. Admiro muito seu trabalho, principalmente pela humildade que ele tem em relação a forma como ele se porta como fotógrafo. Um jovem talentoso e sempre disposto a trocar informações e ajudar os seus amigos seja com publicações nos fóruns de fotografia seja com workshop, mini cursos e aulas de edição de imagem e fotografia. Após a entrevista ficará disponível o link do flickr dele, para que vocês possam conhecer o seu trabalho. 

Autorretrato


Qual a sua idade?

25

Qual a sua formação?

jornalismo pela unicap, com ênfase em fotojornalismo

Quando foi seu primeiro contato com a fotografia?

Bom o meu primeiro contato com uma câmera foi no ano de 2006, quando ganhei uma câmera Sony Cyber Shot, essas compactas normais. Na época era a inédita 7.2 megapixels, oq era quase uma fullframe (RS). Bom , nessa época eu tirava foto de tudo, tudo mesmo, até quina de mesa era motivo para fotografar. Explorei todas as funções da câmera. Eu tirei tanta foto nessa câmera, que o contador girou duas vezes, ele infelizmente só contava até 19 mil fotos.
Passei de 2006 a 2008 com essa Sony, até que ela quebrou. Então começou na faculdade a cadeira de fotojornalismo. Lá eu tive meu primeiro contato com câmera profissional e também as analógicas. Daí então passei a estudar mais sobre o tema fotografia. Na universidade o aluno podia pegar uma câmera analógica emprestada para fotografar. Então o fiz. Ficava dias com a câmera. Começou então o período de projeto de conclusão de curso. Não tive dúvidas, escolhi o fotojornalismo, mas antes eu iria fazer em radiojornalismo. O projeto começou em 2010, comecei com uma câmera analógica, só que a universidade não iria bancar os filmes, mas mesmo assim fiz até onde eu pude. Parei de fotografar para o projeto, pois ia ficar inviável comprar tantos filmes, já que não eram filmes “comuns” e não vendiam aqui em Recife.
Terminei conversando com meu pai, expliquei a ele a situação, e disse a seguinte frase: me dê a câmera q eu faço o dinheiro. Pronto a partir desse momento, final de julho de 2010 pode se dizer que foi minha entrada de vez nesse mundo fotográfico.

Analógica ou digital?

Depende do q se queira fazer. Eu amo analógicas, mas é um ramo caro. O fotógrafo gasta muito com filmes e revelação. Digital é uma mão na roda, principalmente em eventos, não digo casamentos, mas eventos sociais, aniversários. Mas respondendo sua pergunta, eu prefiro analógica.

Quais seus Fotógrafos e artistas de referência?

O espanhol Eugenio Recuenco, a inglesa Natalie Dybisz, mais conhecida por Miss Aniela e o frânces Man Ray. Aqui no Brasil Araquém Alcântara e Sebastião Salgado.

Que tipos de fotografia você mais gosta de fazer?

Retratos, amo fotografar pessoas em todo aspectos: sozinhos, tribos, mendigos, ambulantes; tudo que tenha expressão humana. E também esportes, em especial skate.

Que tipos de fotografia são mais problemáticas de fazer e por quê?

Antropológicas,é meu sonho se fotógrafo de antropologia, viajar pelo mundo fotografando, mas não como turista e sim com olhar profissional, de trabalhar a luz, arrumar um local legal. Mas a dificuldade está ai, no transporte. Muita gente acha que precisa de inúmeros equipamentos. Mas fotografia é luz, então você tendo luz, se faz a foto.

Você já teve alguma experiência fora do comum em algum trabalho e que possa compartilhar conosco?

Sim logo no começo, no meu TCC. O tema foi mendigos, então eu passei os últimos três meses do projeto de fato convivendo com eles. Então aprendi muito sobre vida e união, ou falta dela. Foi uma experiência que acho que poucos tiveram. Até hoje sou amigos de alguns.
Você já teve alguma foto publicada em algum lugar que foi bastante significativo pra você? Eu acho que todas, pois cada lugar que são publicadas foi onde de fato eu queria que elas fossem publicadas. Mas no final de novembro agora, um amigo meu lá de Garanhuns estava organizando um evento na cidade, ele viu três fotos minhas, duas feitas no interior do Maranhão e uma dos mendigos, e essas três fotos, por coincidências eu tenho amor incrível por elas. Eu nem sabia que eles estava vendo minhas fotos e escolheu logo essas três, então mandei para ele e então ele vai ficar usando nesses eventos de lá.

Que dicas você pode deixar pra quem quer começar a fotografar?

 Meus amigos de profissão não são minha concorrência, e sim referência. Nunca coloque todas as fotos do seu trabalho, escolha ou a melhor ou um pequeno conjunto das melhores.

Quais os seus endereços na web ou endereços físicos pra quem queira conhecer seu trabalho possam visitar?

 Muita gente fala que eu não ponho mais fotos em facebook, mas foi escolha própria. No face as pessoas lhe julgam de uma forma maldosa, e também se você tem um bom trabalho elas acham que você não é acessível e se você faz fotos que não as agradam ai corre risco de sofrer depreciação. Então para evitar os dois lados da moeda, eu criei uma conta no flickr, pago por ela, e ponho lá algumas fotos do meu trabalho. Em breve montarei algo mais interativo, mas hoje em dia são tantas plataformas que é melhor sentar com calma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário